Adapte cardápio ao inverno


Adapte cardápio ao inverno

Adapte seu cardápio para o inverno: o segredo é escolher alimentos saudáveis que forneçam calor ao organismo, exercitar-se de forma constante, elevar a resistência do organismo e manter o compromisso com os resultados estéticos desejados sem abrir mão dos prazeres desta estação.

Seguem algumas dicas práticas de alimentação, atividade física, fitoterapia e coaching preparadas para você desfrutar o inverno e seus prazeres mantendo o peso e a saúde:

1) Faça 03 refeições balanceadas e de 02 a 03 lanches por dia para manter-se bem alimentado e reduzir as chances de atacar as opções mais calóricas.

2) Use e abuse das sopas: elas aquecem seu corpo à noite além de ajudar a reduzir o número de calorias ingeridas. Escolha as menos calóricas. 
*Sugestões – sopa de legumes, canja de galinha preparada com o peito, caldo verde ou sopa de alho poró com batata.

3) Aqueça as frutas no micro ondas para a sobremesa ou lanche da tarde. Ficam muito saborosas e garantem a ingestão de fibras e vitaminas.
*sugestões: banana com mel, maçã com passas de uva, abacaxi com canela.

4) Chá de gengibre com mel ou chá de maçã com canela acompanhados de bolacha integral: aquecem seu corpo e mantém o bom humor e a disposição em alta à tarde. Incremente o momento com canecas bonitas e um pedaço de canela para mexer.

5) Vinho tinto, o indispensável companheiro do inverno: intercale taças de vinho com goles de água pura. Isso hidrata o organismo e ajuda a reduzir a ingestão de álcool e calorias.

6) Chocolate quente light: prepare com leite desnatado ou semi desnatado e cacau em pó (sem adição de açúcar em sua fórmula).

7) Aproveite os dias frios e ensolarados para descobrir novos caminhos a pé. Aumenta a disposição geral do organismo, produz endorfinas, melhora a absorção de cálcio e de quebra, ajuda a queimar mais calorias.

8) Aumente em 10 minutos sua atividade física diária: no final de 03 meses você vai se surpreender com os resultados.
Isso pode ser feito de forma simples, veja: indo a pé para o trabalho, deixando o carro estacionado mais longe do local de trabalho, ir caminhando pro almoço, 02 exercícios a mais na sua série de musculação ou 10 minutos a mais de caminhada, natação, hidro ou corrida.

9) Echinacea: Tome um chá 02 vezes ao dia para elevar a resistência do organismo contra as gripes e resfriados, evitando que você seja obrigado a reduzir a atividade física.

10) Tome 01 copo de água com ½ copo de suco de limão em jejum: ajuda e eliminar toxinas e incrementa a ingestão de vitamina C.

11) Com que corpo você quer estar no final do inverno? Coloque lembretes com esta pergunta em locais estratégicos da sua casa do seu trabalho.

12) MUDE: Se você fizer o mesmo que sempre fez, terá o mesmo resultado!

Pense na sua saúde: é muito importante lembrar que além da silhueta indesejável,os quilos adquiridos no inverno podem prejudicar sua saúde, elevando as taxas de colesterol, triglicérides, glicose e pressão sanguínea, predispondo ao surgimento de doenças cardiovasculares.

Laura D Monteiro

Coach para emagrecimento
Terapeuta Holística - CRT 31217