Alergias em animais domésticos


Alergias em animais domésticos

Os animais domésticos, como já tenho dito em outros artigos, devido à convivência estreita e próxima que têm com seus donos, de certa forma, se "humanizam" e passam a desenvolver várias doenças psicossomáticas. Ou seja, doenças desencadeadas pelas emoções em desequilíbrio. De tão grande que é o apego e a identificação dos donos com seus animais domésticos, estes últimos funcionam como um espelho refletindo as emoções de seus proprietários.

A insegurança, a ansiedade, a agitação, os medos, a tendência à alergia, a carência, a apatia e o desânimo de seus donos encontram ressonância nos animais, que acabam apresentando comportamentos fora dos padrões normais. Ou, até mesmo, distúrbios físicos, como feridas que não cicatrizam, alergias que não se curam e doenças que resistem aos tratamentos veterinários convencionais. O que tenho comprovado na prática, é que o tratamento dos animais com os Florais surte um efeito bem maior e mais rápido, quando os donos são tratados conjuntamente. Nada mais justo com os animais, já que a maioria de seus problemas de difícil cura se origina nos desequilíbrios emocionais de seus amados proprietários.

Vamos analisar as alergias, distúrbio tratado com muita freqüência nas clínicas veterinárias, e que atinge muitos animais hoje em dia. As alergias têm como pano de fundo emocional a intolerância, portanto, é bom dar uma olhada nesta característica, tanto no animal, quanto no dono. A ansiedade e o stress também funcionam como coadjuvantes na causa e na manutenção do problema. É sempre bom observar os hábitos do animal, se ele passeia com freqüência, se houve troca de ração, se houve alguma mudança brusca em sua vida, tal como a separação do casal, o afastamento de alguém da família, mudança de casa ou troca de empregados, entre outras.

Após esta análise, é importante notar o temperamento do animal, a forma dele brincar e de saudar os donos quando estes chegam em casa, a maneira que ele age com as visitas e como ele interage com seus donos: se é carinhoso, amoroso, dengoso, agitado, manhoso, fricoteiro, possessivo ou chantagista. Os florais possuem uma atuação extremamente eficaz nos animais, pois eles não se escondem atrás de máscaras e nem de atitudes defensivas como fazem os seres humanos. Se o dono se dispuser a se tratar junto com seu animal, o equilíbrio alcançado, com toda certeza, beneficiará a ambos de forma bem mais ampla do que a esperada inicialmente.

FLORAIS DE MINAS INDICADOS:

 

Publicidade

mirabilis : para a intolerância

impatiens : para a ansiedade

foeniculum : para combater o stress

A fórmula floral ideal só pode ser indicada após uma anamnese apurada do animal, de seu relacionamento com o(s) dono(s) e do ambiente em que ele vive.