Sabedoria do tempo da vovó


Sabedoria do tempo da vovó

Nossas avós, que eram muito sábias, sempre faziam uso das infusões e compressas: para cada mal-estar havia um "chazinho" ou uma aplicação local das plantas.

Este conhecimento foi-se perdendo com o avanço da tecnologia, mas agora esta sabedoria milenar está sendo resgatada e novamente introduzida em nosso dia-a-dia, ajudando a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, de forma saudável e econômica.

A natureza é extremamente generosa e coloca à nossa disposição uma diversidade imensa de plantas capazes de restaurar nosso equilíbrio físico e anímico.

É importante lembrar que sintomas físicos que se repetem com freqüência devem ser avaliados por um médico, sendo que as causas emocionais também devem ser levadas em consideração.

Muitas vezes porém, trata-se de um distúrbio passageiro, que pode ser aliviado com o uso de tratamento natural, sendo desnecessária a utilização de medicamentos mais fortes.

DICAS DA VOVÓ:

1) Desintoxicação do organismo:

Para limpar o organismo das toxinas acumuladas, nada melhor do que passar um dia da semana tomando suco de melancia. Esta "monodieta" retira a sobrecarga do metabolismo digestivo e ajuda a limpar os rins e os intestinos.

Como fazer: Bata no liqüidificador um pedaço de melancia incluindo a parte branca da casca. Beba à vontade ao longo do dia.

2) Inchaço pré-menstrual:

Muitas mulheres "engordam" até 3 kg no período que antecede a menstruação. Na verdade, elas aumentam de peso devido à retenção de líquidos no organismo. O chá de barba-de-milho é um potente diurético natural que ajuda a aliviar os sintomas desagradáveis deste período.

Como fazer: Tomar de uma a três xícaras da infusão enquanto durar o inchaço.

3) Reposição natural de cálcio:

Para repor de forma natural o cálcio perdido pelo organismo e prevenir a osteoporose, podemos contar com a ajuda de uma erva poderosa, a CAVALINHA. Ela é uma fonte generosa de cálcio e pode ser tomada em forma de chá ou adicionada aos sucos de frutas.

Como fazer: CHÁ – Preparar a infusão com 1 punhado de cavalinha, fresca ou seca, e 1 xícara de água fervente. Abafar, coar e beber 1 ou 2 xícaras por dia. SUCO – Preparar o suco de laranja ou de abacaxi como de costume e acrescentar um punhado de cavalinha, bater no liqüidificador, coar e beber 1 ou 2 copos por dia. É refrescante e delicioso.

CUIDE-SE COM A AJUDA DAS PLANTAS!