Desejo de mudança


Desejo de mudança

Veja como a terapia holística pode ajudá-la a realizar as mudanças necessárias em sua vida: tenho recebido muitos e-mails com pedidos de ajuda para sair do marasmo, para alavancar mudanças na vida, para ter coragem de largar o velho e encarar o novo, enfim, para sair de uma fase de estagnação. Todos nós passamos por diferentes fases de estagnação durante a vida, embora alternemos as áreas em que ocorrem: às vezes é no trabalho, às vezes nas relações afetivas, e outras vezes ainda, nas relações com os familiares. Sabemos que precisamos mudar, e embora desejemos a mudança, não conseguimos dar nem um passo adiante e, com isso, começamos a nos sentir frustrados, aprisionados a situações que não queremos mais que façam parte de nossas vidas, mas não encontramos forças dentro de nós mesmos para modificá-las.

Esta falta de energia para realizar os movimentos necessários para sair de uma situação estagnada possui vários fatores geradores:

- medo

- baixa auto-estima

- baixa auto-confiança

- dificuldade para dar o impulso inicial

- incapacidade de ver claramente uma maneira concreta de agir

É preciso atuar no TODO para alcançar o "ponto de alavanca", o ponto a partir do qual encontramos uma base para agir e nos tornamos aptos a dar o primeiro passo na transformação de nossas vidas. O corpo, a mente, as emoções e o espírito devem estar em harmonia, pois do contrário, um passa a anular o outro.

Por exemplo: sua mente planeja as mudanças, seu corpo está apto a realizá-las, mas seu medo cancela suas intenções. A terapia holística dispõe de "ferramentas" para atuar nos quatro corpos: físico, mental, emocional e espiritual e, por isso mesmo, se mostra bastante eficaz para dar condições ao indivíduo de efetuar as mudanças necessárias.

Em primeiro lugar, é preciso cuidar do corpo físico, pois ele é o alicerce sobre o qual se estruturam os corpos sutis. O ser humano se expressa em três instâncias:PENSAR, SENTIR E QUERER.

O QUERER, ou seja, a vontade, ancora-se no corpo físico no baixo-ventre e nas pernas, sendo portanto fundamental que ativemos estas áreas através de atividade física regular. Junto à prática de atividade física, como andar, correr, nadar, fazer exercícios abdominais e aulas de step, entre outras, é importante "trabalhar" as emoções: procurar elevar a auto-estima e auto-confiança, dissipar os medos, aumentar a capacidade de percepção e com isso encontrar novas saídas para velhos problemas. Acreditar do fundo do coração que se é capaz de levar as modificações a cabo e lidar com as conseqüências.

Não se pode esquecer do mental, dos pensamentos que podem cancelar o desejo de mudança, tais como as crenças internas do tipo:

- Só posso fazer isso quando conseguir aquilo.

CUIDADO! Você está atrelando uma coisa à outra, e nem sempre isto é verdadeiro. Na verdade, não passa de uma técnica de protelação.

Você está com medo de tomar uma atitude que seu coração manda e está utilizando uma desculpa RACIONAL para não agir.

QUEM QUER FAZ! Não fica arrumando desculpas para explicar porque ainda não fez.

Procure identificar as desculpas que usa para justificar sua falta de ação:

- não me separo por causa das crianças

- não me separo porque ainda não tenho condições financeiras

- não saio deste emprego enquanto não tiver ganhado "X" de dinheiro

- não me mudo de cidade enquanto não vender aquele terreno

- Se eu tivesse mais apoio dos familiares, poderia mudar minha vida...

Enfim, são inúmeros os mecanismos que encontramos para adiar as mudanças necessárias em nossas vidas, normalmente por medo do que vem a seguir e por falta de confiança em nós mesmos e na abundância do universo.

Se você deseja mudar algo na vida, olhe verdadeiramente para dentro de si próprio e mude a si mesmo.

DICAS PARA ALAVANCAR MUDANÇAS NA VIDA:

- Pratique atividade física regularmente.

- Identifique as desculpas que costuma usar para justificar sua "não ação".

- Florais de Minas indicados:

LAVÂNDULA + MIMOSA + PLANTAGO + TARAXACUM

Os florais, embora não apresentem contra-indicações, devem ser indicados por um profissional habilitado.