Alergias


Alergias

A alergia pode ser considerada um dos males do nosso século. Algumas pessoas já nascem alérgicas e outras desenvolvem alergias ao longo da vida. Existem inúmeros agentes que desencadeiam as crises: pólen, alimentos, poeira, condimentos, corantes, cloro de piscina, picadas de insetos, enfim, a lista é quase infinita.

O problema pode se manifestar em diferentes áreas do corpo, podendo aparecer nas vias respiratórias na forma de bronquite, rinite ou no edema de glote (a glote fecha a passagem de ar para os pulmões, e a pessoa pode até morrer se não for socorrida a tempo); de outras vezes se manifesta na pele, com maior ou menor intensidade, desde descamações até vermelhidão, coceira, urticária...

É importante notar que a pele e os pulmões apresentam estreita ligação, pois ambos são responsáveis pelo maiores contatos do ser humano com o mundo exterior: nos pulmões é feita a troca gasosa e na pele, mantemos contato físico com o mundo - TOCAMOS E SOMOS TOCADOS – O que isso nos diz? Que o sistema de troca não está funcionando muito bem, e geralmente duas emoções estão envolvidas diretamente: medo e intolerância.

A intolerância é bastante fácil de ser percebida no processo alérgico, pois basta entrar em contato com algo, que a reação é logo desencadeada: não tolero tal coisa e demonstro isso com a crise alérgica.

Não chegue perto de mim com este perfume!

Não agüento mofo!

Não posso comer isso!

Não posso conviver com flores!

Em geral, estas são as frases mais usadas pelos alérgicos, e por trás delas se esconde uma grande intolerância inconsciente, que precisa ser reconhecida e superada para que eles se vejam livres das crises. O medo inconsciente, em grande parte associado a não aceitação do novo, é a outra emoção que se encontra por trás da alergia. Medo da troca, medo do contato, medo do que é novo. O stress também é apontado como fator desencadeador de processos alérgicos, mas se olharmos a fundo, veremos que não passa do próprio organismo "dizendo" que não tolera mais aquela situação de pressão. Olhando por este prisma, é fundamental tratar da porção anímica do ser, das emoções, paralelamente a outros tratamentos, para que o processo alérgico possa ser compreendido e superado.

DICAS PARA SUPERAR A ALERGIA:

 

REIKI: O Reiki é uma terapia energética de grande atuação sobre o medo, equilibra os chacras (centros de energia do corpo) e traz profundo relaxamento.

TERAPIA FLORAL: Harmoniza corpo, mente, alma e espírito, proporcionando alívio dos sintomas, enquanto trata as causas mais profundas. Traz um novo entendimento de si próprio e da vida.

Florais de Minas para:

Intolerância: MIRABILIS

Medo: BIPINATUS

Ansiedade: IMPATIENS

*Os florais embora não apresentem efeitos colaterais, devem ser indicados por um terapeuta habilitado.