Ai que cólica!


Ai que cólica!

A menstruação é a expressão do princípio feminino e da fecundidade. Ao menstruar pela 1a vez, a menina se torna apta a procriar e se afirma como mulher. A não aceitação destes princípios, a negação dos mesmos e a rejeição às transformações do corpo e às limitações impostas pelo período menstrual formam o pano de fundo das cólicas menstruais.

As cólicas podem estar presentes desde a 1a menstruação ou aparecer repentinamente em uma fase qualquer da vida da mulher. Quando a dor aparece numa determinada etapa da vida, é preciso prestar atenção ao que está acontecendo pois, com certeza, há uma tensão maior e o corpo está tentando dizer algo através da dor.

A mulher pode estar relutante em engravidar, por estar pensando na carreira, e um filho neste momento seria extremamente inoportuno. Sendo assim, o período menstrual pode gerar dor. O oposto também pode estar acontecendo: há o desejo inconsciente de ter filhos, e a chegada da menstruação é a negação deste desejo.

A procriação, do ponto de vista feminino, sempre envolve a entrega de uma parte de si própria, e muitas vezes a mulher não se acha disponível ou não quer abrir mão do seu momento, do seu bem-estar ou da sua estética corporal. E sendo o sangramento mensal a expressão deste princípio, ele tende a ser doloroso.

É preciso conhecer a si mesma de forma verdadeira e entender as emoções envolvidas no processo para que as cólicas cessem.

Dicas para combater as cólicas:

Atividade física: praticar atividade física durante o período menstrual melhora a circulação sangüínea e ajuda a liberar as tensões, reduzindo as dores.

Fitoterapia: a Agoniada, planta cujo nome popular já diz tudo, é extremamente eficaz no combate às cólicas menstruais.

Reiki: o Reiki é uma terapia energética que equilibra corpo, mente, alma e espírito, trazendo relaxamento e um novo entendimento de si próprio.

Terapia floral: o processo de autoconhecimento através da terapia floral traz harmonia e equilíbrio, despertando uma nova consciência de si própria e da vida. Os florais podem ser utilizados também para ajudar a atenuar as dores e a tensão causados pela menstruação.

Fórmula floral para "aqueles" dias:

ARISTOLOQUIA + BUQUÊ DE 9 FLORES (florais de Minas)

Pingue quatro gotas debaixo da língua de hora em hora, até os sintomas reduzirem, depois diminua para quatro vezes ao dia e suspenda o uso quando melhorar (esta fórmula é um paliativo para enfrentar o desconforto menstrual, sendo necessário fazer uma terapia floral individual para alcançar a cura).

Os florais embora não apresentem contra-indicações, devem ser indicados por um profissional habilitado.